top of page
Foto do escritorantvaladas

Presidentes

Há dias alguém me dizia que era incrível a quantidade de gente conhecida que tinha participado nalgum dos cursos no estrangeiro que promovi ao longo de décadas. Respondi que o mesmo também se aplicava aos pais de muitos dos meus estudantes.


Pensei, para começar, fazer uma lista dos pais que eram, foram ou tinham sido, Presidentes da República. Mas decidi alargar a lista a todos os Presidentes com quem tive um encontro fugaz que pode não ter passado de um cumprimento ou do facto de estarmos no mesmo evento em determinada altura.

Mas vamos lá à lista.



Sidónio Paes – tive uma estudante que é sua bisneta. Foi o único que não conheci pessoalmente, pois foi assassinado 22 anos antes de eu ter nascido.


Ramalho Eanes – fui convidado para duas recepções no Palácio de Belém. Numa atividade em que tinha convidado a primeira-dama Manuela Eanes, ela confundiu-me com um colega que tivera na universidade.


Mário Soares – estive numa reunião com um grupo do CNJ (Conselho Nacional de Juventude) quando ele era Primeiro Ministro. Estava à entrada da sala onde nos ia receber e ia cumprimentando um a um. Como eu era claramente o elemento mais velho do grupo meteu-se comigo dizendo “Eu pensava que isto era uma delegação de jovens!” Estive numa recepção no Palácio de Belém por ocasião das celebrações do 10 de Junho. Convidou o grupo da Intercultura que organizou um conjunto de atividades para jovens luso- descendentes vindos a Portugal nessa ocasião. Tive um estudante que é seu neto.


Jorge Sampaio – Tive um estudante que é seu filho, quando ainda era Presidente da Câmara de Lisboa. Andámos na mesma altura no liceu Pedro Nunes, embora em turmas diferentes. No aeroporto, quando o filho estava a embarcar, ele recordou-me que também tínhamos andado juntos na Queen Elisabeth’s School, facto de que eu já não me recordava. Fui convidado para uma recepção no Palácio de Belém.


Mas agora vamos ver o que aparece noutros países.



Dwight Eisenhower, mais conhecido por Ike - quando fui estudante de intercâmbio nos Estados Unidos antes do regresso a casa várias centenas de jovens de todo o mundo foram recebidos nos relvados da Casa Branca. Nem sequer consegui, ou tentei, chegar muito perto dele.


Richard Nixon –na mesma altura Nixon era candidato a Vice-Presidente. Durante a sua campanha parou em frente da Glendale High School, onde eu estudava, e cumprimentei-o.


Roman Herzog – na véspera da inauguração oficial da Expo 98 o Presidente da Alemanha veio a Portugal inaugurar o stand do seu país. Fui convidado na qualidade de Presidente da Associação de Cooperação Portugal – Alemanha. Este episódio merece um relato especial que irei integrar num texto relativo à Expo 98.


E já agora vou incluir um rei, que quando o conheci não tinha a certeza se o viria a ser e que agora já não é:


Juan Carlos I – Passou a infância e parte da juventude em Portugal com o seu pai, o Conde de Barcelona. Conheci-o numa altura em que ele passava férias no Hotel do Buçaco com a família e eu estava lá com os meus pais. O hotel era demasiado pomposo e aborrecido para jovens e estavam lá poucos, pelo que acabámos por nos juntar. Dava-me mais com o irmão Alfonso, um ano mais novo que eu. Juan Carlos ligava-nos pouco, por sermos mais novos.


Espero não me ter esquecido de ninguém. Foi um exercício de memória interessante, que espero que não tenha sido demasiado maçudo.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page