Há tempos, quando participava num Gap Year Summit, pediram a todos os participantes que fizessem um pequeno exercício. Tratava-se de colocar, em 8 pedaços de papel, as oito coisas, ou caraterísticas nossas, de que nos seria mais difícil abdicar.
Depois, íamos eliminando, uma a uma, aquelas de que podíamos ir prescindindo, até que ficávamos só com uma.
Devo confessar que quando já só faltam 3 ou 4 começa a ser difícil tomar uma decisão. Há pessoas que simplesmente se recusam a ir até ao fim, o que já é revelador de certos aspetos da sua personalidade.
Seguindo as regras do exercício acabei por ficar com um papelinho na mão. O que é que lá tinha escrito? “Sentido de humor”.
Ter sentido de humor é uma caraterística que espero nunca vir a perder, pois tem sido muito importante ao longo da minha vida para me fazer ultrapassar situações mais difíceis.
Mas sentido de humor não é saber anedotas, nem estar sempre a dizer piadas.
Sentido de humor é a capacidade de encontrarmos o absurdo de certos comportamentos, de darmos a volta a situações difíceis ou que nos podem afetar, de não levarmos a sério pessoas mais convencidas, de não nos importarmos ou preocuparmos com reações mais agressivas e, sobretudo, de sermos capazes de nos rirmos de nós próprios.
Sentido de humor é também procurar encontrar sempre o lado mais positivo de uma situação.
O sentido de humor é uma caraterística que só se encontra nas pessoas inteligentes, o que não significa que todas as pessoas inteligentes o tenham.
A inteligência pode-se definir como a capacidade de relacionar factos. O sentido de humor requere a mesma capacidade, só que procurando o absurdo, inesperado ou ridículo nessa associação.
O sentido de humor pode ajudar bastante no relacionamento com outras pessoas, mas pode gerar reações menos agradáveis. Há pessoas que, por não o entenderem, se sentem pouco confortáveis e podem até reagir de forma agressiva. Por outro lado há os casos em que as pessoas, embora inteligentes, são demasiado literais, levam sempre tudo demasiado a sério e não são capazes de entender jogos de palavras.
Usar o sentido de humor junto a essas pessoas é profundamente frustrante. Não entendem o que tentámos dizer ou, pior ainda, corrigem algo que entendem que nós dissemos de forma incorreta.
Espero sinceramente que o meu sentido de humor nunca me abandone.
コメント